Regresso à "Metrópole" em Maio de 1970,
a bordo do Paquete de Luxo Transatlântico,
"Carvalho Araujo"
Com este titulo a acompanhar, recebemos do Morgado um documento em três páginas (dá a ideia que falta uma, mas de qualquer maneira é sempre interessante para se tomar conhecimento do que se passou) com a designação "ORDEM DE TRANSPORTE Nº 10/70", com data de 28 de Abril de 1970.
Como sabem o nosso regresso ocorreu a 5 de Maio, com chegada a 14 e obedecia a toda uma preparação. Para que não se pense que as coisas andavam à balda.
O Morgado, Alferes Miliciano, à altura do embarque e na respectiva viagem, era o oficial mais antigo, como tal ocupou o lugar de Cmdt de Companhia, por essa razão este documento estar na sua posse, uma vez que o Capitão Borges Alves, que não tinha acabado a sua comissão, ficou em Bissau. É de lembrar que a companhia no fim só tinha três alferes: o Pires, que não embarcou porque ficou na comissão liquidatária em Bissau, o Morgado e o Cardoso, que também nos acompanhou, o Silvério tinha saído da companhia e foi substituído por um tal Monteiro, que também já lá não estava.
Não é por mero acaso que a companhia tinha por lema
"SEMPRE DIFERENTES"
(*) Clicar em cima dos documentos para ampliar.
No post anterior alusivo a este tema, (P.035) "14 de Maio de 1970... o regresso", faço um comentário, (nos comentários, claro!) em relação a uma das companhias aqui mencionadas, mais concretamente a CCAÇ 2402, que nos acompanhou no regresso. Nesta companhia, segundo julgo saber, faziam parte elementos que mais tarde passaram a ser, "gente ilustre da nossa praça", a consultar.
Também há uma referência aos Majores do Chão Manjaco, que infelizmente fizeram desta, a sua última viagem.
Um abraço e um agradecimento ao Morgado.
cumprim/jteix
Mesmo no regresso fomos os maiores. Ganhamos só por um mas ganhamos.
ResponderEliminarAgradecimentos ao Morgado e ao Teixeira.
Abraços para todos.
Adriano Moreira
Para que conste e se perceba o conteúdo desta publicação,
ResponderEliminaro Pires e o Morgado comentaram no facebook, o que a seguir se transcreve, especialmente no que se refere a uma pretensa falta de uma folha neste documento.
jt
José Barreto Pires, disse...
ResponderEliminarDocumento do qual, por razões óbvias, não fiz parte...Até nisso fui "diferente..."
Obviamente que as "razões óbvias" estão lá escarrapachadas, como é óbvio.
Eliminarjt
Marcos Morgado, disse...
ResponderEliminarCaro Teixeira, gostei do prefácio ao documento e confirmo que são apenas essas três páginas que compõem a "Ordem de Transporte" que ainda continuava agrafado, tal qual como o recebi naquela data.
Aí vai um forte abraço para todos
Marcos Morgado
Obrigado Morgado.
EliminarAnalisando bem, Marcos Morgado e agora com as páginas seguidas no blogue, de facto não parece faltar, mas na última folha, passa do ponto 2 para o ponto 4, como é na mesma folha só pode ser engano.
Um abraço.
Marcos Morgado, disse...
EliminarCorrecto afirmativo, com a pressa de nos despacharem para o Continente, até se enganaram na sequência numérica !!!...J
Um abraço