Regresso à "Metrópole" em Maio de 1970,
a bordo do Paquete de Luxo Transatlântico,
"Carvalho Araujo"
Com este titulo a acompanhar, recebemos do Morgado um documento em três páginas (dá a ideia que falta uma, mas de qualquer maneira é sempre interessante para se tomar conhecimento do que se passou) com a designação "ORDEM DE TRANSPORTE Nº 10/70", com data de 28 de Abril de 1970.
Como sabem o nosso regresso ocorreu a 5 de Maio, com chegada a 14 e obedecia a toda uma preparação. Para que não se pense que as coisas andavam à balda.
O Morgado, Alferes Miliciano, à altura do embarque e na respectiva viagem, era o oficial mais antigo, como tal ocupou o lugar de Cmdt de Companhia, por essa razão este documento estar na sua posse, uma vez que o Capitão Borges Alves, que não tinha acabado a sua comissão, ficou em Bissau. É de lembrar que a companhia no fim só tinha três alferes: o Pires, que não embarcou porque ficou na comissão liquidatária em Bissau, o Morgado e o Cardoso, que também nos acompanhou, o Silvério tinha saído da companhia e foi substituído por um tal Monteiro, que também já lá não estava.
Não é por mero acaso que a companhia tinha por lema
"SEMPRE DIFERENTES"
(*) Clicar em cima dos documentos para ampliar.
No post anterior alusivo a este tema, (P.035) "14 de Maio de 1970... o regresso", faço um comentário, (nos comentários, claro!) em relação a uma das companhias aqui mencionadas, mais concretamente a CCAÇ 2402, que nos acompanhou no regresso. Nesta companhia, segundo julgo saber, faziam parte elementos que mais tarde passaram a ser, "gente ilustre da nossa praça", a consultar.
Também há uma referência aos Majores do Chão Manjaco, que infelizmente fizeram desta, a sua última viagem.
Um abraço e um agradecimento ao Morgado.
cumprim/jteix